Nem todas as atividades postadas no blog "Nos Caminhos da Alfabetização" são de nossa autoria e algumas desconhecemos.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Minha versão Chapeuzinho Vermelho




ADRIANA e EDILEUSA



Chapeuzinho Vermelho: Minha versão



ERA uma vez numa cidade do interior de Goiás, uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho por usar na cabeça um chapeuzinho para se proteger do sol. Esta menina vivia com seus pais numa pequena casa, como ela era filha única, todos seus desejos eram realizados por seus pais. Se ela pedia um sorvete, tinha dois, se queria um brinquedo logo o pai trazia, na hora de ir para a escola seu pai a levava no colo, ela nunca ficava sozinha. Era uma criança muito protegida.
Num certo dia aconteceu um acidente com o pai da menina Chapeuzinho, foi quando a família ficou obrigada a se mudar para a cidade grande, onde buscavam tratamento para o pai que acabou morrendo. Foi bem ali que as mudanças começaram a acontecer, pois os desejos de chapeuzinho já não eram mais realizados. A mãe por ser só tinha outras obrigações ale de cuidar da menina. Num certo dia a mãe com tantos afazeres esqueceu–a na escola, a menina desesperada resolveu ir embora sozinha para casa, quando no caminho ela se perdeu, pois a cidade era enorme. As horas iam se passando e logo anoiteceu...
A menina então começou a chorar, pois estava completamente perdida. Foi quando apareceu uma pessoa bondosa e se propôs a ajudá-la. Conversando com a menina ele, o homem bondoso, descobre que ela veio de uma cidade do interior e que conhece a família dela de lá. Como a cidade ficava próxima, ele resolve então leva-la até à casa da avó, que ao ver a menina abraça-a e chora emocionada...
Em seguida avisa a mãe que a menina está bem, a mãe então resolve voltar para o interior pois a cidade grande só trouxe tristezas.







Cássia Luciene e Lourdes



Leão Lobo Mascarado


Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, que recebeu este apelido por usar uma blusa com capuz todos os dias.
Ela morava com sua família que era muito grande, composta por cinco irmãos, pai, mãe e avó.
Por morar em um país tropical aquela vestimenta não conduzia para todos os dias do ano, contrariando toda a família que sempre dizia:
_ Hoje está muito quente para você usar esse capuz.
E mesmo assim ela usava contrariando a família.
Um dia apareceu um homem procurando por cinco crianças para fazer propaganda televisiva, e falou para a avó:
_ Leve a Chapeuzinho e as suas irmãs com ela para um teste.
E lá se foram, acreditando que era uma maravilhosa oportunidade de se enriquecer.
Chegando lá esse homem se chamava Leão Lobo, pediu que a avó ficasse na cozinha bebendo um cafezinho, enquanto ele aproveitava das meninas, em sua sala..
A Chapeuzinho muito esperta percebeu que não estava certo ele pedir que elas tirassem a roupa e o beijasse.
Teve uma atitude inesperada, pegou nas mãos de suas irmãs e saíram correndo até sua avó.
Sua avó assustou, não entendendo aquela situação.
Ai o Leão Lobo para despistar, ludibriou avó das crianças fazendo novas propostas.
Só que a Chapeuzinho chorando muito deu um jeito de levar sua avó embora daquele lugar.
Quando chegou em casa as meninas contaram o acontecido.
Foi uma lição para todos, não acreditar em propostas milagrosas, principalmente envolvendo crianças e dinheiro.


Obs: Esta é uma história verídica.





Elizabeth e Jurcélia



Chapeuzinho Vermelho, uma nova aversão



Havia uma menina muito estudiosa e educada, que gostava de ajudar ou outros, principalmente sua família.
Sua avó que é sempre ajudada por ela,quis agradar-lhe com um presente, uma blusa vermelha com capuz. A menina achou linda e por todos os lugares onde ia usava, a bela blusa e começou a ser chamada de Chapeuzinho Vermelho.
A avó sem poder sair de casa, ligou e pediu para a mãe de Chapeuzinho comprar umas coisas no mercado próximo de sua casa. Compradas as encomendas a Chapeuzinho foi levar para sua avó.
A mãe de chapeuzinho pediu para a filha tomar muito cuidado quando passar perto do Central Park, pois havia boatos de malandros aprontando por lá.
A menina ouviu sua mãe, pegou as encomendas e foi toda contente levar para a sua avó.
Quando chegou na porta do Central Park, havia vários rapazes lá dentro inclusive um que ela conhecia, eles há chamaram par entrar, lembrou do que a mãe havia falado, mas pensou que não seria aqueles rapazes e entrou para conversar com eles. Só que eles eram os malas que estavam juntando para usar drogas. Procuraram para onde ela iria, alguns conhecia a avó. Chapeuzinho observando os rapazes, viu algo de errado e lembrou do que a mãe lhe tinha dito, inventou uma desculpa para o rapaz e saiu do parque bem rápido.
Sabendo que a avó da menina estava sozinha, uns rapazes passaram por dentro do parque para chegar primeiro e outros acompanharam a menina para retardar sua chegada.
A avó, já estava esperando sua neta com as encomendas, muito esperta, ouviu barulhos diferentes e ao longe enxergou sua neta com os rapazes. Reconhecendo-os, pegou o celular e ligou para a polícia, que já estava na cola dos malandros há alguns dias. A polícia chegou conseguiu pegar os malas que já tinha chegado primeiro na casa da avó. Os outros que estavam com a menina fugiram. A avó agradeceu os policiais, e ficou feliz por tudo ter dado certo. A menina aprendeu a ficar mais esperta.

Júlia


Amiga da chapeuzinho vermelho


Há muito tempo que se falam na história da Chapeuzinho Vermelho. Mais como eu estava durante o ocorrido vou lhes contar como foi realmente. O lobo não era tão mau assim e muito desobediente era a menina Chapeuzinho.
Bom, o lobo era um trabalhador e cuidava bem da floresta deixando tudo bem limpinho e no seu devido lugar.
Pobre mãe da Chapeuzinho que cuidava daquela menina, mal educada, desobediente e sempre visitava a sua vó, e nunca respeitava as orientações de sua mãe, fazia questão de sugar e destruir tudo o que o lobo fazia.
Certo dia quando ela ia visitar a casa da vovó sua mãe recomendou:
_ Cuidado filha, vá pela estrada do rio, não pertube o lobo.
Ela respondeu:
_ não enche. Vou pela floresta o lobo não manda lá.
E sendo assim seguiu em direção a casa da vovó com o seu chapéu vermelho na cabeça e uma mochila nas costas. Como ela pelo caminho da floresta.
_ Ei menina, sua mãe não disse para não passar aqui?
_ Quer saber seu lobo chato vou passar onde eu quiser. Gostou avelhudado?
Revoltado o lobo resolveu dar uma lição na Chapeuzinho Vermelho, correu até à casa da vovó, contou o que havia acontecido e resolveram então juntos colocar o seu plano em prática.
Quando ela chegou e o lobo havia vestido uma roupa da vovó e deitado em seu lugar. Ele questionou o quanto aos olhos, os dentes e o pelo até que o lobo já sem paciência atacou a chapeuzinho.
Coitada! Ela assustou e gritou tanto que apareceu um caçador com uma espingarda apontada para o lobo. Mas quando ele viu que era a Chapeuzinho, ficou surpresa e quase morreu de rir.
Toma menina mal-criada bem feito. E assim a vovó saiu debaixo da cama e juntou-se ao caçador e o lobo que sorrirão muito.
Desapontada a chapeuzinho chorou e foi embora e nunca mais desobedeceu a sua mãe.



CONTOS TURMA DA MONICA - JOÃO E MARIA
















sexta-feira, 4 de junho de 2010

Enquanto houver amizade


Um professor perguntou, certa vez, a um de seus alunos qual era o significado da palavra amigo.
O menino não soube, de pronto, responder.
Ficou, por alguns momentos, em silêncio e, por fim, repetiu a palavra amigo separando devagar as sílabas
O professor, porém, insistiu: Vamos! Responda-me. Que significa a palavra amigo?
Ao fim de dois ou três minutos, então, o jovem respondeu:
- Penso que amigo é uma pessoa que nos conhece perfeitamente, sabe da nossa vida e, apesar de tudo, ainda nos quer muito bem!
- Bravo! – exclamou o mestre – eis uma resposta que me parece simples e perfeita! Um dos tesouros mais preciosos na vida é a boa amizade! – terminou dizendo ele com vibração.
"A amizade redobra as alegrias e reparte as penas em duas metades.
A amizade é um raio de sol que ilumina a vida. Não há rosto por mais imperfeito, nem espírito por mais sofredor, que um relâmpago da verdadeira amizade não possa tornar encantador.
A amizade é um sentimento raro; só são capazes de senti-lo aqueles que são capazes de inspirá-lo."
Eis as palavras do escritor Malba Tahan, elevando à sublimidade este laço bendito que nos une ao próximo.
Talvez apenas a arte, tocada pelo condão da espiritualidade, consiga trazer em versos pronunciáveis, o que a amizade significa para o espírito.

Retirado do blog Criando e Copiando Sempre